13 de jan. de 2013

Dica do Xaxim: Änglagård - Viljans Öga (2012)


Acho que já comentei por aqui que considero a gravação de discos instrumentais tarefa mais árdua que a de discos com voz. Não bastasse contar com boas músicas, os discos instrumentais precisam preencher a ausência das melodias vocais, com arranjos mais complicados.

Por este motivo, sinto que a maioria dos discos instrumentais fica devendo. Eu curto passagens instrumentais ao longo das músicas, mas a ausência de um bom cantor via de regra me faz pensar em como um determinado disco poderia ser melhor com a adição de letras às músicas, especialmente se interpretadas por um bom cantor. Em alguns raros casos, entretanto, esta ausência não se faz sentir tanto, como em Viljans Öga, lançado no ano passado pela banda sueca Änglagård.

Composto por quatro faixas de longa duração, a banda apresenta muita competência tanto nos arranjos quanto na execução das obras. Todas elas contêm variações que fazem com que o ouvinte não enjoe e curta a viagem, quase sempre alternando momentos mais “técnicos” com tempos intricados em que a cozinha rítmica se sobressai, e outros momentos com belas melodias, enfatizadas por ótimos arranjos de teclados, guitarras e flauta.

O disco também contém alguns momentos de fusion, também muito bem executados. A faixa que mais enfatiza o estilo é “Snårdom”, mas que conta com um interlúdio em que a banda apresenta ótima variação para um som progressivo, que mistura sinfônico, psicodélico e folk em grandes arranjos que culminam num ótimo final. É a minha preferida.

Sem contar com faixas ruins, Viljans Öga é daqueles discos que se destacam e apresenta uma banda madura que retorna após um longo período de inatividade, que é daquelas coisas que não dá pra entender. Para mim, um dos melhores discos de 2012.

Até a próxima!