22 de nov. de 2009

Dica do Xaxim: Steve Thorne - Into the Ether (2009)


Steve Thorne é um cantor e compositor oriundo de Southampton, Inglaterra, que gravou dois bons álbuns chamados Emotional Creatures (a parte 1 foi lançada em 2005 e a parte 2 em 2007). Talvez por este motivo e pelo fato de contar com músicos de nome do cenário progressivo atual o artista seja listado nos principais sites do gênero, mesmo que seu trabalho tenha ênfase nas canções com algumas nuances de rock progressivo.

Into the Ether, último trabalho do cara lançado neste ano, mantém a linha dos bons discos anteriores com doses um pouco maiores de progressivo (a faixa mais progressiva do disco é “Granite Man”, um musicaço). Além de ser um cantor bem razoável, daqueles que não se destacam muito, mas também não desafinam, ele é capaz de criar boas letras com melodias vocais bonitas, simples e eficientes, variando momentos mais agitados e baladas acústicas bacanas de se ouvir.

Acompanhado de ótimos músicos, como os baixistas Pete Trewavas (Marillion, Transatlantic, Kino), Tony Levin (King Crimson, Peter Gabriel) e John Giblin (Brand X, Fish), os bateristas Nick D'Virgilio (Spock’s Beard) e Gavin Harrison (Porcupine Tree), o tecladista John Beck (It Bites) e os guitarristas John Mitchell (It Bites) e Gary Chandler (Jadis), além do próprio artista nos vocais e violões, o disco apresenta ótima produção, com 11 músicas bem balanceadas em sequência correta, que agradam tanto aos fãs de progressivo quanto aos que querem simplesmente ouvir boa música.

Por fim, mais um detalhe. Apesar de ter gostado do disco desde a primeira vez que o ouvi, esta é uma daquelas obras que vai ficando melhor com o tempo, talvez por ter maiores influências de progressivo, mas que não descaracterizaram seu trabalho. No todo, Steve Thorne lançou seu terceiro bom disco e ainda mostra que evoluiu como artista. Para mim, um dos grandes discos deste ano.

Até a próxima!