30 de jan. de 2011

Dica do Xaxim: Pure Reason Revolution - The Dark Third (2006)


Quem é mais velho deve se lembrar do desenho “Josie e as Gatinhas”, que virou um filme meia-boca não faz muito tempo. O desenho, que era bem melhor, mostrava uma grupo musical composto por moças e seus amigos que viviam arrumando confusão. O mais legal do desenho é que as músicas da banda eram legais, com um rock que não era não tão básico e que mostrava boas melodias vocais.

Pure Reason Revolution é uma banda inglesa que faz um som moderno com fortes doses do chamado rock alternativo, mas por vezes as melodias vocais lembram aquelas do desenho. Claro que isso se deve em grande parte à presença da baixista Chloe Arper, que canta em algumas músicas. Mas o que faz mesmo me lembrar do desenho são as partes com melodias vocais polifônicas claramente inspiradas na banda The Beach Boys.

Você não leu errado. Em The Dark Third, seu álbum de estreia, a banda mistura propositalmente timbres e estruturas modernas, incluindo sons eletrônicos bem dosados, com elementos de rock psicodélico e algumas pitadas sinfônicas, adicionando ótimas melodias vocais com enorme competência, o que confere originalidade ao seu trabalho e agrada a um público variado.

O álbum começa arrasador nas quatro primeiras faixas, variando de forma muito eficiente os estilos citados, com especial destaque para “Goshen’s Remains”, que tem uma melodia vocal daquelas que grudam no ouvido e não largam, e para “The Bright Ambassadors of Morning”, faixa mais progressiva de quase doze minutos que mistura todos os estilos, incluindo aí a repetição de melodias vocais sob roupagens diferentes.

A partir da quinta música, a banda não se mostra tão inspirada, embora os resultados estejam longe de ser ruins. A banda segue ora por um caminho mais calmo, em que os resultados não são tão impactantes, ora por um estilo mais pesado, com algum exagero. A exceção é a última faixa, “He Tried to Show Them Magic – Ambassadors Return”, uma releitura da faixa mais longa do disco que retoma o pique do início do álbum.

Na média, entretanto, The Dark Third é um álbum que se destaca, fato que gerou grande expectativa em torno da banda, que se tornou razoavelmente conhecida. Pena que os discos que vieram depois não cheguem nem perto do seu álbum de estreia, como acontece com várias bandas promissoras. Fica aqui a torcida para que eles repitam a fórmula e lancem mais um grande disco.

1 de jan. de 2011

Feliz 2011!



O Rock do Xaxim deseja a você um 2011 com muita saúde, paz, harmonia e música!

Valeu!