21 de mai. de 2011

Dica do Xaxim: Astor Piazzolla - Homenaje... Adiós Nonino y Sus Temas Más Recordados (1992)


Quando criei o Rock do Xaxim, declarei que gostaria de um espaço livre de regras e sem compromissos, seja de estilo musical, seja de frequência de novos textos. Faz um mês que não posto nada, mas hoje me lembrei de uma obra-prima que merece destaque, e claro, uma dica.

Eu gosto muito do gênero criado na Argentina por dois motivos: ao mesmo tempo em que é um gênero essencialmente popular, nota-se em várias canções o esmero nos arranjos característicos da música clássica que servem de fundo à música; segundo, porque o gênero é quase sempre acompanhado de um casal dançando e acompanhando as variações da música, coisa difícil de fazer num estilo em que o ritmo não é constante.

O tango para a Argentina tem uma importância similar ao samba para o Brasil, guardadas as devidas proporções (o primeiro tem mais ênfase nas melodias, enquanto o segundo enfatiza o ritmo). Há também por lá rádios exclusivas para o gênero, e as pessoas mais velhas o cultuam. Tanto lá como cá, alguns dos expoentes do estilo são venerados, como, por exemplo, Carlos Gardel, que é considerado o ícone do gênero até hoje.

Esta dica, entretanto, recomenda o mais controverso dos compositores do gênero. Fato é que Astor Piazzolla, um cracaço do bandoneon, foi um cara ousado e muito à frente do seu tempo. Assim como alguns músicos resolveram fundir jazz e rock criando o fusion, Piazzolla fundiu jazz e tango, criando uma combinação única em arranjos soberbos. Os mais tradicionalistas torcem o nariz para as músicas que ele criou, mas não negam sua genialidade.

Dado que é um gênero único e não muito conhecido por aqui, resolvi recomendar a coletânea Homenaje, que contém muitas de suas composições memoráveis, como “Contra Milonga a la Funerala” e “Adiós Nonino”. Aliás, esta última é uma baita resposta àqueles que dizem que Astor Piazzolla deturpou o tango; trata-se de uma obra-prima que resume o gênero de forma absolutamente genial pra qual ninguém torce o nariz e que é simplesmente uma das mais belas canções instrumentais que já ouvi.