4 de set. de 2009

Dica do Xaxim: BeardFish - Destined Solitaire (2009)


Continuando as dicas sobre meus candidatos a figurar na relação de melhores de 2009, o disco em destaque desta vez é o último lançamento da banda sueca BeardFish.

A banda já tem uma sólida reputação estabelecida e é bem conhecida no meio do rock progressivo, uma vez que vem lançando ao longo do tempo discos bem produzidos com estilo eclético, por vezes meio maluco, sempre executado com muita competência. Destined Solitaire mostra que a banda mantém seu ápice, atingido no disco antecessor, Sleeping in Traffic: Part Two, lançado em 2008.

Não há grandes mudanças neste disco em relação ao que a banda está acostumada a fazer, o que é ótimo. Há vários estilos presentes no disco, desde rock sinfônico ou psicodélico, passando por pequenos trechos de prog metal, art rock, jazz, tango (é, tem até bandoneon na instrumental “Coup de Grâce”), até o que costumo chamar de música de boteco europeu, em que fico imaginando os caras mamados cantando músicas folclóricas típicas de lá.

Nesse sentido a terceira faixa, “Until You Comply / Entropy”, é uma obra-prima, mesclando trechos em que o rock rola solto, com outros mais calmos com piano, outros com órgão bem marcado, e por aí vai. O que mais chama a atenção na banda, entretanto, é que uma mesma música passa por essas combinações improváveis de estilos com uma fluidez impressionante.

Em outras faixas, o bom vocalista Rikard Sjöblom (responsável também pelos bons teclados) canta letras malucas e engraçadas, como em “In Real Life There Is No Algebra”. Apesar de curta, ela tem um swing bem marcado em que a banda flerta com jazz, com resultados muito bons.

Não há uma música ruim no disco e como resultado tem-se um álbum bem variado e moderno que diverte na maior parte do tempo e que dá vontade de ouvir de novo após seu término.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Impressionante o som desses caras , incrivel mesmo, gostei muito e já estou ouvindo o Cd , agora quero conhecer toda obra desta admiravel banda ! pra mim já é o melhor lançamento de 2009 entre outros que gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. Legal, Leo, fico feliz que tenha gostado! Se puder listar outros lançamentos de que tenha gostado, será ótimo!

    Abraços,
    Sergio

    ResponderExcluir