6 de jan. de 2010

Dica do Xaxim: Karnataka - Delicate Flame of Desire (2003)


Ao tentar escolher um dos discos do Karnataka para escrever a dica anterior, fiquei em dúvida porque o último álbum lançado pela banda em sua formação original também é muito bom. Então tive a feliz ideia de ouvir os dois trabalhos em sequência para me decidir, mas não consegui. Assim, resolvi escrever sobre os dois discos.

Em linhas gerais, The Storm brilha por ser mais intimista, enquanto Delicate Flame of Desire me parece mais maduro que seu antecessor. Os dois discos apresentam rock/pop com arranjos delicados, mas neste último a banda apresentou algumas diferenças: as influências sinfônicas ganham um pouco mais de espaço e os arranjos parecem um pouco mais elaborados, além de que a guitarra do bom Paul Davies aparece mais.

A diferença mais importante está na adição da vocalista Anne-Marie Helder, responsável pelos backing vocals e que também toca flauta no disco. Também boa cantora, ela se sai bem em ambos os papéis, agregando complexidade aos arranjos. Assim, este disco consegue apresentar vocais diferentes de seu antecessor e ambos são muito legais.

Como destaques , cito as composições mais longas, a faixa-título e “Heart of Stone”, que são muito bem trabalhadas e apresentam mais variações em suas estruturas, além de “One Breath Away”, que tem uma levada eletrônica diferente do estilo da banda e que ficou legal.

Atualmente Anne-Marie Helder é a vocalista principal do Panic Room, acompanhada pelo citado Paul Davies, além do tecladista Jonathan Edwards e do baterista Gavin Griffiths, que também fizeram parte da formação original do Karnataka.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário