6 de jan. de 2010

Dica do Xaxim: Karnataka - The Storm (2000)


O País de Gales tem produzido boas bandas de rock progressivo. Algumas delas misturam música celta ao rock, outras pendem mais pro rock sinfônico, outras para uma levada mais roqueira com menos influências progressivas e outras fazem um som pop/rock em que mostram algumas das características citadas acima.

Karnataka é uma banda representante do último grupo e tem uma biografia meio complicada de entender. A banda existiu entre 1996 e 2004, lançando três discos mais um duplo ao vivo no período, quando para surpresa de seus fãs se desfez. Seus membros da época hoje estão em três bandas diferentes: Panic Room, The Reasoning (ambas com dois discos já lançados) e o próprio Karnataka, com uma nova formação que conta apenas com o baixista Ian Jones da formação original (e que está para lançar o primeiro disco).

The Storm, o segundo disco lançado pela banda original em 2000, é uma delícia de ouvir. Todas as músicas apresentam arranjos delicados com os teclados se sobressaindo, alternando em sequência correta momentos mais calmos com outros mais agitados, em que a guitarra aparece bem. A melhor composição do disco é a faixa-título que encerra o álbum, apresentando uma progressão lenta e constante com uma melodia vocal linda que leva a um solo de guitarra de muito bom gosto.

O disco seria bom considerando apenas os fatores acima, mas ele se torna ainda melhor devido à vocalista Rachel Jones. Afinadíssima, dona de uma voz algo grave e ao mesmo tempo delicada, ela abrilhanta o disco com ótimas interpretações. Hoje ela faz parte do The Reasoning (que tem uma levada mais roqueira), mas aparece mais fazendo backing vocals e cantando um trecho ou outro. É um baita desperdício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário