13 de mar. de 2010

Dica do Xaxim: Conqueror - 74 Giorni (2007)


Percebi que até agora não escrevi nenhuma dica de disco do segundo maior berço do rock progressivo, a Itália. Hora de corrigir isso.

Resolvi começar por outra banda não muito conhecida. O Conqueror, vindo de Messina, foi criado pelo baterista Natale Russo. Competente nas baquetas, sua ideia foi a de criar um grupo que toca rock progressivo suave, mas não pop. Para tanto arrumou como principal parceira a vocalista e tecladista Simona Rigano, que não é excepcional, mas tem uma bonita voz.

Todos os três discos da banda são bons, mas o último, 74 Giorni, é o mais consistente deles. Contando também com Sabrina Rigano nos instrumentos de sopro (sim, ela é irmã de Simona), que agregam complexidade aos arranjos, o disco conceitual apresenta 13 faixas inspiradas na história verídica de Ambrogio Fogar e Mauro Mancini (em 1978, a dupla embarcou numa viagem para circunavegar a Antártida, mas o barco se chocou com uma baleia e os dois ficaram no mar por 74 dias antes de serem resgatados).

Além de contar com os instrumentos de sopro, o disco alterna algumas passagens mais roqueiras, embora a suavidade e a beleza dos arranjos continuem sendo as principais características da banda. 74 Giorni é um disco acima da média, daqueles que apresentam um conceito interessante e que não tem maus momentos, com um estilo que certamente pode agradar aos fãs de música em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário