25 de abr. de 2010

Dica do Xaxim: Jebo - Sinking Without You (2006)


Às vezes curto uma pausa no progressivo para ouvir um som mais básico. Desde moleque ouço as bandas clássicas de hard rock dos anos 70 e sempre pensei que aquilo era som de qualidade; quem fizesse outra coisa não tava com nada. Fato é que a gente vai ficando mais velho (e quero crer, mais maduro) e ampliando os horizontes.

Já faz algum tempo tenho procurado conhecer bandas que fazem um rock/pop honesto, mais básico, mas com personalidade. Há montes de bandas por aí que fazem esse tipo de som, mas a indústria da música pasteuriza tanto os caras em nome do sucesso comercial rápido que fica difícil encontrar bandas com personalidade, que fazem esse tipo de som porque querem fazê-lo e ponto. Uma delas é o Jebo.

Não há muita informação sobre eles por aí. Pelo que pude descobrir, o quinteto é inglês e lançou seu disco de estreia, Sinking Without You, em 2006. O álbum apresenta 11 faixas, variando entre rock/pop alto astral (que lembram os melhores momentos do Goo Goo Dolls), músicas mais sérias (que lembram o Live) além de uma ou outra balada das não melosas, sempre mostrando timbres típicos das bandas mais modernas (mas sem grandes distorções nas guitarras) e algum ou outro momento com órgão, o que dá um charme ao disco.

Todos os músicos são bons, com arranjos que distribuem os instrumentos na medida certa. Mas quem se destaca mesmo é o vocalista James Hollingsworth, que tem uma voz correta, com bom alcance e que não desafina, além de interpretar as músicas com certo carisma, o que o torna acima da média.

Sobre as músicas, minhas preferidas são a faixa título que abre o disco, “Nowhere Left to Hide”, “Lighthouse”, “Sand” e “The Waiting”.

A banda acabou de lançar seu segundo disco, mas com um novo vocalista. A conferir.

Um comentário:

  1. Uia! Tá bem bonitinho, Bonitão!
    Sabe o que é engraçado? É ver o nome do blog, lembrar que uma vez conversávamos sobre este nome na lanchonete de Mordor (aaacho) e, simplesmente, não lembrar de onde veio o nome! Em compensação, eu lembro o quanto rimos e isso foi bem bom.
    Já vou divulgar pros camaradas!
    Beijo

    ResponderExcluir