16 de abr. de 2011

Dica do Xaxim: Locanda delle Fate - Forse le Lucciole non si Amano Più (1977)


O Rock Progressivo Italiano é um movimento pra lá de reconhecido. Durante a década de 70, os caras da terra da bota deram a impressão de se lembrarem do período da Renascença e mandaram ver no rock progressivo. Várias bandas de lá lançaram ótimos discos do gênero, claramente influenciados pelo rock progressivo vindo da Inglaterra, mas com um charme especial latino que acabou criando um subgênero exclusivo para designar a origem do som.

Dentre os vários ótimos discos do tal subgênero, um deles se destaca por três motivos. Primeiro, porque Forse le Lucciole non si Amano Più, da banda piemontesa Locanda delle Fate, é um álbum tardio, lançado em 1977, quando o rock progressivo começava a perder força para o movimento punk. Segundo, por ser o álbum de estreia da banda (e infelizmente o único do período). Terceiro (e principal), porque o álbum contém arranjos sublimes em todas suas faixas.

Contando com apenas uma ótima faixa instrumental, o disco apresenta letras em italiano bem cantadas pelo vocalista Leonardo Sasso, sempre com um estilo sinfônico cheio de progressões. A qualidade das composições, entretanto, faz com que o álbum não soe repetitivo; ao contrário, apesar de apresentar o mesmo estilo, as faixas vão se sucedendo e deixando o ouvinte querendo mais.

Além do vocalista, todos os músicos eram muito competentes. Uma das coisas que chama a atenção na banda é o fato de contarem com dois guitarristas e dois tecladistas, o que não é comum, mas demonstra que os arranjos foram muito ensaiados. Mais do que isso, nota-se claramente o que cada integrante está tocando, sem que o som saia embolado, o que é um feito para a época em que o álbum foi lançado.

É muito difícil escolher uma música que se destaque, o que mostra que o disco é uma obra-prima, que é devidamente reconhecida por quem já ouve o rock progressivo da Itália, mas que não é muito conhecida por quem aprecia as principais bandas inglesas do gênero e se restringem ao PFM ou ao Banco. O único disco do Locanda delle Fate é uma joia rara, obrigatória para quem curte o progressivo tradicional da década de 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário