20 de mar. de 2011

Melhores de 2010: La Maschera di Cera - Petali di Fuoco


Fabio Zuffanti é um dos maiores expoentes do cenário progressivo italiano. Prolífico e talentoso, o baixista já lançou discos em carreira solo, em dupla ou em projetos paralelos. Cada um desses discos tem um estilo diferente, com resultados diversos. Liderando sua banda de origem, La Maschera di Cera, com som mais voltado para o rock sinfônico, o resultado é sempre bom.

Com tanto trabalho, depois de quatro anos surgiu Petali di Fuoco, o quarto disco da banda. E a espera valeu: o disco apresenta oito músicas em estrutura mais simples, com a maioria delas variando entre cinco e sete minutos. Nem por isso o disco deixa de ser tão progressivo quanto os anteriores; de fato, faixas curtas não são muito comuns em discos do gênero, mas a banda manteve a pegada e conseguiu resolver bem cada música do ponto de vista individual.

Além do baixista, que é muito competente, destaco também os vocais de Alessandro Corvaglia, que tem voz acima da média e um timbre característico do rock progressivo italiano, com interpretações que “transpiram” emoção. Não há uma única faixa ruim no disco, mas minhas preferidas são “Fino All’aurora”, “L’inganno” e “Phoenix”.

Alguns fãs do gênero poderão sentir falta das estruturas mais convencionais e de obras individuais com mais variações. De minha parte, entendo que a banda tomou um passo ousado e apresentou um belo disco de progressivo, variando estilos de música para música, sempre com muita qualidade, o que é o principal. Para mim, um dos melhores discos do ano passado e que encerra a lista de melhores de 2010.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário