12 de mar. de 2011

Dica do Xaxim: Argent - Nexus (1974)


A banda Argent é outro exemplo de formação inglesa mais ou menos conhecida por quem curte progressivo. Neste caso, entretanto, a banda lançou bons discos que não se restringem ao gênero, e por isso entendo que poderiam ser apreciados por um público maior.

Formada em 1969 pelo tecladista Rod Argent, a banda nunca se caracterizou por apresentar novidades musicais, mas sim por certo ecletismo executado com competência. Além do tecladista, a banda contava em seu auge com o vocalista e guitarrista Russ Ballard, o baterista Bob Henrit e o baixista Jim Rodford.

Nexus, o quinto disco e último de estúdio com essa formação, é bem agradável de ouvir. A banda segue a receita de misturar vários gêneros do rock, mas o que mais se destaca é o chamado art rock (que lembra um pouco o estilo do Queen), com pitadas de hard rock, progressivo e algo de fusion e blues. Neste sentido, se destacam as faixas “Music from the Spheres” e “Gonna Meet My Maker”.

Assim como na dica anterior em que falei sobre o Greenslade, Nexus é daqueles bons discos que servem de alternativa para quem está um pouco cansado de ouvir sempre as mesmas coisas.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário