8 de mar. de 2011

Dica do Xaxim: Greenslade - Bedside Manners Are Extra (1973)


A banda Greenslade, formada pelo tecladista Dave Greenslade (ex-Colosseum), é daquelas que quem curte muito o progressivo conhece, mas não atingiu grande sucesso. É de fato uma banda pouco comentada e que merece uma Dica do Xaxim.

Bedside Manners Are Extra, lançado em 1973, é o segundo disco da banda, e em minha opinião o melhor deles. É daqueles discos que agradam não porque contêm obras-primas (embora a instrumental “Chalkhill” seja um musicaço), mas porque têm boas músicas do início ao fim. Os trechos instrumentais são os melhores, com forte ênfase em teclados, com destaque para o ótimo Mellotron.

As músicas apresentam estilos bem variados, com climas mais agitados ou mais calmos, mas sempre agradáveis. De vez em quando se apresentam influências psicodélicas em doses corretas e vez por outra se percebe uma pitada de jazz ou de blues, o que torna o disco ainda mais interessante.

Mas o que chama mesmo a atenção é que toda a banda se mostra competente, com espaço até para um bom solo da bateria de Andy McCulloch na ótima “Drum Folk”, que por sua vez é seguido com grande solo de teclado, daqueles muito inspirados que por si só valem o disco.

Se você está cansado de ouvir sempre os mesmos discos de rock progressivo da década de 70, eis um disco diferente, agradável, e que pode servir como opção para variar um pouco.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário