11 de mar. de 2012

Melhores de 2011: Magic Pie - The Suffering Joy


Já comentei por aqui sobre a banda norueguesa Magic Pie e seu ótimo disco Circus of Life, lançado em 2007 (link aqui). Em 2011, a banda lançou The Suffering Joy, que, embora apresente um som mais puxado pro prog metal, mostra uma banda em grande forma.

Escolher um disco preferido entre os dois citados é mera questão de gosto. Para o meu, o novo álbum não é tão impactante, mas fato é que também este novo trabalho apresenta ótimas composições, com um estilo um pouco diferente, sendo que em alguns momentos o estilo predominante do disco anterior dá as caras, ou seja, não se trata de uma ruptura definitiva. Mais do que isso, o novo trabalho mostra uma evolução consciente, ao qual a banda tem todo direito.

Por se tratar de uma evolução consciente, as composições soam naturais, passando a sensação de que a banda não empreendeu grandes esforços para a mudança, o que as torna ainda melhores. Neste sentido, a faixa-título se destaca: misturando prog metal, sons árabes e trechos sinfônicos influenciados pela banda The Flower Kings, esta faixa sozinha mostra uma banda muito competente e vale o disco.

As boas músicas não param por aí. “Slightly Mad” mantém as características da faixa-título, com alguns trechos mais puxados pro jazz que apresentam ótimos trabalhos da cozinha rítmica formada pelo baterista Jan T. Johannessen e pelo baixista Lars Petter Holstad. Já “Headlines” é daquelas faixas pra lá de inspiradas, com maior ênfase no sinfônico e uma melodia vocal bem legal e ótima participação de toda a banda. Para mim, a melhor música do disco e uma das melhores do ano passado.

Com o novo disco, o Magic Pie se firma como um dos principais expoentes do rock progressivo escandinavo e certamente gravará outros bons álbuns no futuro.

2 comentários:

  1. Por acaso encontrei no google seu review do album do Man on Fire, que é uma banda que foge de mim toda vez que tento encontrar algum conteúdo online, seja pra baixar ou pra vender.

    Olhando os posts mais recentes me deparei com Marillion(e sua defesa do Sr. Hogarth), Gazpacho (minhas duas bandas favoritas nos ultimos quatro anos) e ainda Frames do Mosaik, Pure Reason Revolution...

    Pois bem: Passo a acompanhá-lo com muito gosto.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, valeu pelo comentário! Espero que possa encontrar boas dicas por aqui!

      Abraços!

      Excluir