25 de fev. de 2012

Melhores de 2011: Agents of Mercy - The Black Forest


Não dá pra dizer que Roine Stolt, o líder do The Flower Kings, não seja um cara ativo. Entretanto, ele tem aparecido em projetos paralelos, como a banda Agents of Mercy, que lançou seu terceiro disco em três anos.

Como o último álbum de sua banda principal, The Sum of No Evil, foi lançado em 2007, e o progressivo sinfônico do Agents of Mercy é basicamente o mesmo do The Flower Kings , há especulações quanto ao futuro de uma das maiores bandas do estilo das últimas duas décadas. De qualquer forma, dos três discos da nova banda, The Black Forest, lançado no ano passado, é o mais regular e o melhor deles.

O novo álbum mostra uma banda mais entrosada em boas composições, que mesclam de forma efetiva passagens mais sinfônicas com outras que puxam mais para o pop, muitas vezes dentro de uma mesma música. A competência do guitarrista continua dando as caras, assim como a da banda em geral. Além disso, há vários momentos com melodias vocais que grudam na mente e que me agradaram bastante.

Tais melodias vocais poderiam ser ainda mais agradáveis se a banda contasse com um vocalista melhor. Definitivamente, o guitarrista, que é um cantor sofrível, usa critérios para a escolha de vocalistas que não batem com os meus. Apesar de afinado e melhor cantor que o próprio guitarrista, Nad Sylvan não tem uma voz muito comum e que não é bonita, pelo menos pro meu gosto.

Mesmo com este ponto negativo, o disco agrada. Não há uma música ruim no álbum, mas “Citadel”, “Freak of Life” e principalmente “Kingdon of Heaven” (este um musicaço!) se destacam. No todo, The Black Forest é um álbum legal de ouvir.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário