4 de ago. de 2012

Dica do Xaxim: Jon Lord - Before I Forget (1982)


Ainda lembrando de Jon Lord, achei apropriado escrever sobre um de seus discos solo que não é muito conhecido. Fugi do óbvio Concerto for Group and Orchestra, execrado pela crítica mas que conta com ótimas passagens, e resolvi escrever sobre o bom Before I Forget.

Entendo que não é fácil gravar um disco eclético porque os músicos se dão melhor em um determinado estilo, e quando tentam algo diferente, na maioria das vezes não obtêm grande êxito. Acho que é isso o que faz de Before I Forget um disco legal: neste trabalho, o tecladista foi competente ao apresentar estilos diferentes do hard rock que o fez famoso no Deep Purple, ainda mais levando em conta que há vários estilos diferentes no mesmo álbum.

Lançado em 1982, enquanto o tecladista estava no Whitesnake, o disco é daqueles bons trabalhos ecléticos que não tem músicas ruins e que mostram o talento do músico tanto na composição quanto na execução e arranjos, o que o torna acima da média. Em alguns momentos, as músicas chegam a ser ótimas e inspiradas, o que o torna bem acima da média.

O disco apresenta algumas boas baladas, como “Where Are You?”, que conta apenas com teclados e piano acompanhando o cantor numa progressão bem pensada, além de “Say It’s All Right”, balada inspirada no soul em que uma banda básica de rock com bons pianos acompanha uma ótima e desconhecida Vicki Brown nos vocais.

Alternando de forma efetiva as citadas baladas com outros momentos mais agitados, destacam-se também “Chance on a Feeling”, que abre o álbum com um rhythm & blues muito bacana, e “Bach Onto This”, faixa instrumental que casa muito bem a formação clássica do tecladista com um rock de primeira e que demonstra que Jon Lord foi um músico de mão cheia.

Até!

2 comentários:

  1. Nota dez prô post Xaxim,realmente êsse disco do
    Jon lord é muito bom em todos os sentidos,e lem
    bra muito o Deep Purple nos 70.Só uma correção:
    o disco foi gravado de Setembro de 1981 a março
    de 1982,chegando as lojas no primeiro semestre
    de 1982,inclusive foi lançado em vinil em nosso
    país pela Emi-Odeon sêlo Harvest com tiragem de
    poucas cópias.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a correção, já alterei a informação no post.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir