8 de ago. de 2009

Dica do Xaxim: Moon Safari - A Doorway to Summer (2005)


Assim como na Itália, nos países nórdicos existem várias boas bandas de rock progressivo. Podem ser bandas que seguem um rock sinfônico como o The Flower Kings (já citado por aqui), outras que fazem neo-prog, outras que mandam bem no crossover prog, e por aí vai.

Eu não curto muito esse monte de rótulos e me importo mais com a música em si e se a obra me agrada ou não. O certo é que vários discos vindos da Suécia e dos países vizinhos serão indicados por aqui, e resolvi começar pela banda Moon Safari.

A Doorway to Summer, lançado em 2005, é o disco de estreia dos caras, e impressiona. Composto por cinco boas faixas (e nenhuma ruim) que duram entre 7 e 25 minutos, a banda optou por fazer um som light, com belas melodias vocais e muita ênfase em instrumentos acústicos. Não há muitas guitarras e sobram violões, acompanhados por teclados bem marcantes, característicos do rock progressivo dos anos 70. O que impressiona mesmo é que todas as músicas são do mesmo nível e o álbum é muito equilibrado, ficando difícil apontar um destaque.

Para dar uma ideia um pouco mais precisa do som da banda, eu diria que a principal influência dos caras é o Yes, mais pelas lindas melodias vocais (algumas vezes polifônicas) e por algumas estruturas musicais com aquele clímax melódico no final, tão característico da banda que é um dos ícones do rock progressivo. Entretanto, o Moon Safari mostra uma personalidade própria ao não utilizar abordagens que primam pelo sinfônico (que até aparece em alguns momentos, mas não é a tônica do álbum), preferindo o uso acentuado do violão acústico misturado com bateria, baixo e teclados, sempre passando um clima de paz e alto astral, mas sem letras "místicas".

Em 2008, a banda lançou o duplo [blomljud], que também é muito bom. Mas essa será outra Dica do Xaxim... ;-)

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário