19 de dez. de 2009

Dica do Xaxim: Izz - The Darkened Room (2009)


A banda Izz, formada em Nova Iorque, é uma das grandes bandas do cenário progressivo americano atual, embora não tenha a mesma popularidade de outras bandas mais famosas. The Darkened Room, lançado neste ano, é mais um grande álbum desta promissora banda, que se junta aos também ótimos I Move (2002) e My River Flows (2005).

Formada em 1998 pelos irmãos John (que manda muito bem no baixo) e Tom Galgano (que também manda muito bem nos teclados e é o principal compositor, além de vocalista principal), a banda conta ainda com a boa vocalista Anmarie Byrnes, que na maior parte do tempo empresta sua voz a ótimos arranjos polifônicos, e que também aparece como vocalista principal em alguns trechos. Além deles, a banda conta com Paul Bremmer nas guitarras, Greg DiMiceli na bateria e Brian Coralian na percussão, que mandam muito bem em seus respectivos instrumentos.

O novo disco não apresenta lá grandes inovações em relação aos trabalhos anteriores, e isso é ótimo. Em linhas gerais, o som da banda apresenta linhas polifônicas vocais fortemente influenciadas pelos Beatles (e que portanto lembram alguns momentos do início da carreira do Yes), com estruturas que alternam entre o rock progressivo clássico (e que em alguns momentos lembram Yes e/ou King Crimson) e influências mais modernas, o que confere originalidade ao trabalho da banda.

Todas as músicas do disco são boas, mas merecem destaque a faixa de abertura, “Swallow Our Pride”, e a penúltima “23 Minutes of Tragedy”. O grande destaque do disco, entretanto, é a música “Can’t Feel the Earth”, dividida em três partes não sequenciais. Cada uma destas partes funciona bem tanto individuamente quanto quando ouvidas em sequência.

Pra mim, o disco do ano!

Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário