23 de dez. de 2009

Dica do Xaxim: Transatlantic - The Whirlwind (2009)


Depois de oito anos, eis que o genial Neal Morse (ex-Spock's Beard) resolveu abrir uma exceção em sua exclusiva carreira solo com temática religiosa e se reuniu aos aclamados Roine Stolt (The Flower Kings), Pete Trewavas (Marillion) e Mike Portnoy (Dream Theater, de quem Morse nunca se distanciou uma vez que é figura constante nos discos “prog gospel” do compositor) para lançar um disco inédito de um dos mais bem sucedidos supergrupos da história do rock progressivo: o Transatlantic.

A exceção aberta não foi lá muito radical, uma vez que as letras do novo disco continuam apresentando fundo religioso. A bem da verdade, o último disco dele com sua banda de origem (Snow, também de 2001), já continha mensagens religiosas.

The Whirlwind não apresenta grandes modificações em relação aos dois discos anteriores lançados pelo supergrupo, mas há algumas diferenças importantes. Primeiro, embora a maioria das músicas continue sendo obra do gênio do Neal Morse, os primeiros discos se pareciam mais com o Spock’s Beard, enquanto que este lembra mais sua carreira solo. Segundo, este disco cede mais espaço para composições do Roine Stolt que os anteriores, e ele aparece mais nos vocais.

As diferenças não param por aí. O disco apresenta uma única suíte de quase uma hora e vinte minutos, dividida em doze partes ao invés de apresentar duas faixas independentes de mais ou menos meia hora e outras poucas faixas menores como nos discos anteriores.

Embora o disco alterne grandes momentos com outros bons e outros nem tanto, o disco mantém o pique durante o tempo todo, mesmo sem trazer muitas novidades em termos musicais. A velha fórmula consagrada continua presente: alternar estilos que transitam pelo rock sinfônico, partes mais pesadas, influências de jazz e baladas pop, além de repetir linhas melódicas sob diferentes roupagens (no que o Neal Morse é mestre).

Por fim, queria comentar sobre outro destaque importante: este é o melhor disco da carreira do Pete Trewavas, que arrebenta no disco, além de cantar e compor alguma coisa. Eu acho sua performance no início do Marillion comum, mas é notável como ele vem melhorando de uns anos pra cá. É muito bom poder ouvi-lo cantar e se afirmar como um dos principais baixistas do cenário progressivo atual.

Até a próxima!

3 comentários:

  1. eduardo ferreira29/03/2010, 17:50

    FUJAM DESTE CD!!! Tem coisa Muito melhor deles para se ouvir!!!!Abraços

    Eduardo Ferreira

    ResponderExcluir
  2. hehehehe... Concordo que não é o melhor disco deles, mas também não é pra se jogar na caçamba...

    Abraços,
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Eu e outros colegas curtimos de monstão esta banda!

    ResponderExcluir