20 de dez. de 2009

Finalizando a lista de dicas dos melhores de 2009


Procuro priorizar em minhas dicas bandas que não sejam muito conhecidas, uma vez que há bastante leitura disponível por aí sobre os discos e artistas mais badalados.

Minha lista de melhores do ano inclui em sua maioria álbuns que também se enquadram em minha proposta original. Fato é que tenho me cansado um pouco da mesma fórmula (talvez exaurida) de medalhões do progressivo, e mesmo quando eles mudam alguma coisa, não são bem sucedidas na maioria das vezes.

Considero esse processo normal. Acho muito difícil para um artista ou conjunto manter o pique por tanto tempo criando coisas diferentes. A meu ver, isso acontece com todas as bandas em maior ou menor grau.

Entretanto, a lista de melhores discos de 2009, que já conta com oito lançamentos e será completada por mais dois álbuns até o final do ano, fugirá um pouco da minha proposta original. Afinal, nela consta também um álbum lançado por uma banda que dispensa apresentações, sobre o qual comentarei em alguns dias (se alguém quiser arriscar um palpite sobre qual será o disco, fiquem à vontade...)

A lista não contém, por exemplo, o disco The Incident do Porcupine Tree, mas isso não significa que eu não tenha gostado do disco. Na verdade, achei que o disco tem alguns grandes momentos mas na média é apenas razoável e por isso ele não está entre meus melhores do ano.

Bom, já excluí uma opção de seus palpites... ;-)

2 comentários:

  1. Sergiao

    De tudo que tenho ouvido de novo por aí, nada me empolga.Ora um cantor, ora os instrumentisas fracos demais, ora os arranjos sempre iguais, ora a qualidade sonora de gravaçao , ora pelo idimoa.
    Outro dia ouvi algumas musicas de uma banda que vc indicou, mas todas as tres tinham um piano fazendo base o tempo todo. Deve ser uma banda liderada pelo pianista! ;-)
    Ainda o Porcupine Tree lidera minhas preferencias, e pelo que vejo por aí, continua sendo A referencia em termos de Rock Progressivo. Eles nao baixam sua qualidade , embora sua sonoridade venha já cansando pela repeticao, nem tanto pela falta de qualidade-agradabilidade - das musicas.

    COmo é ROCK , eu dou preferencia as b andas de ROCK, mas acima de tudo dou preferencia a quem faz musica que fica no ouvido, que vc tem vontade de ouvir de novo, pela beleza da melodia, pelo temas e sons dos intrumentos, pela força dos intrumentistas. Isso é raríssimo hj em dia onde todo mundo toca como todo mundo. Falta personalidade, que nao falata em gente como Howe, Wakeman, Page, Blackmore, Bonham, Bruford, Squire, Hendrix...

    Abraços e parabens pelos textos.

    Eduardo G. Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Grande Edu,

    em primeiro lugar, muito obrigado pelos comentários! :-)

    Entendo que os grandes músicos que você citou são grandes porque tinham mesmo muita personaldiade e ousadia. Ainda não consigo entender exatamente os motivos pelos quais surgiram tantos caras geniais na década de 70 em comparação com os dias de hoje, mas suspeito que havia demanda ou mercado que naquela época estava ávida por este tipo de atitude, e hoje a demanda é por outro tipo de atitude.

    Por isso, acho que a maioria das bandas que faz sons "alternativos" são motivadas principalmente pelo amor a estes estilos, e só por isso já merecem minha admiração. Se ainda fizerem um som agradável, melhor ainda!

    Abração!
    Sergio

    ResponderExcluir