29 de ago. de 2010

Dica do Xaxim: La Máquina de Hacer Pájaros - La Máquina de Hacer Pájaros (1976)


Charly García é um dos grandes nomes da música contemporânea argentina. Compositor de mão cheia, ele teve suas músicas gravadas por muita gente, incluindo a rainha Mercedes Sosa. O que pouca gente sabe é que em meados da década de 70 ele montou um grupo de rock progressivo sinfônico chamado La Máquina de Hacer Pájaros.

O primeiro disco, que leva o mesmo nome da banda, foi lançado em 1976, e é um baita álbum. Ele tem montes de influências de rock progressivo dos bons, conta com ótimos músicos, apresenta músicas longas e curtas com variações e polifonias vocais com aquela típica levada destas bandas como charme, incluindo aí as letras em espanhol.

Mas talvez a característica que faça com que o disco seja tão bom é a fluidez natural com que a banda transita entre vários estilos, por vezes em uma mesma música. Trata-se daqueles discos em que se ouve uma música e se identifica claramente a influência (Genesis, Yes e Steely Dan me parecem as mais evidentes), mas a música vai mudando, vão se trocando as influências, vão se adicionando estilos (tem hard rock, um pouco de funk, um pouco de jazz), enfim, essa mistura faz com que a banda tenha personalidade própria.

O disco conta com sete músicas, todas bem legais. Minhas preferidas são “Boletos, Pases y Abonos” (com estilo mais elaborado) e “Rock and Roll” (com estilo mais simples e direto, embora tenha lá suas variações, todas elas deliciosas). Se quiser conferir um discaço da época de ouro do rock que seja um pouco diferente das bandas mais famosas, recomendo.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário