7 de ago. de 2010

Dica do Xaxim: Traffic - John Barleycorn Must Die (1970)


Traffic é uma das bandas do chamado segundo escalão que mais me agradam. É fato que muita gente já ouviu seus maiores sucessos ou já ouviu falar em Steve Winwood ou Jim Capaldi, até mesmo em Dave Mason ou Chris Wood, mas não são muitos os que procuram conhecer a banda de origem dos caras (ou da maioria deles, no caso desta dica) ou procuram conhecer mais coisas sobre a banda, o que é uma pena, porque eles foram ótimos.

Esses ingleses de Birmingham sempre primaram por ótimas melodias vocais e musicais, daquelas inspiradas. São várias as suas músicas que atingiram grande sucesso. Mas o que mais me impressiona é que a banda teve dois períodos bem distintos e ambos bem legais. O primeiro ocorreu no final da década de 60, quando a banda apresentava um rock psicodélico influenciado por folk; o segundo ocorreu no começo da década de 70, com predomínio de longas partes instrumentais com fortes influências de jazz.

John Barleycorn Must Die, lançado em 1970, é o disco de transição entre esses dois períodos, trazendo em um só álbum o melhor de cada fase. É difícil apontar um destaque do disco, já que todas suas faixas são bem legais. As que mais gosto são “Freedom Rider”, que aponta a mudança no som da banda com uso de sax (que viria a ser bastante utilizado nos discos seguintes), “John Barleycorn”, ótima faixa folk acústica com excelente uso de flauta, e “Every Mother's Son”, talvez a última grande faixa psicodélica gravada pela banda.

Esse início de mudança de rumo da banda para mim tem a ver com a saída do bom (mas temperamental) guitarrista Dave Mason, fato que deixaria muita banda perdidinha. Mas os três remanescentes resolveram seguir em frente e gravaram um disco ainda melhor que os anteriores e que tem como único defeito ser curto.

Por tudo isso, este é um daqueles discos que não me canso de ouvir. Aliás, deveria ouvi-lo mais vezes.

Até a próxima! ;-)

3 comentários:

  1. Tô bem nessa categoria, Sergião! Conheço os caras, algumas músicas da banda, mas beeeem superficial... vou dar uma ouvida nesse aí... Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Vou experimentá-lo também. Tenho aquele DVD da Reunion deles em 1994 que tem até o Jerry Garcia. Um baita de um som, não tem como não gostar. Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu aos dois pelos comentários!!!

    Omar, eu tenho o áudio desse DVD, e realmente é muito bom! As músicas tendem mais pra segunda fase, que também é ótima!

    Abraços,
    Sergio

    ResponderExcluir