16 de out. de 2010

Dica do Xaxim: Carol of Harvest - Carol of Harvest (1978)


Durante a década de 70, algumas bandas procuraram misturar rock e folk, com variáveis doses de rock progressivo. Poucas delas alcançaram grande sucesso, como Led Zeppelin e Jethro Tull, ou tiveram algum reconhecimento, como Renaissance e Fairport Convention.

Há várias outras, entretanto, que passaram despercebidas. É o caso da banda alemã Carol of Harvest, que lançou um único álbum de mesmo nome em 1978 e que não teve reconhecimento algum. Não se sabe direito onde foram parar os membros da banda, e esse disco em sua versão original atualmente é item de colecionador. Não à toa, porque se trata de um álbum acima da média.

Contando com a boa vocalista Beate Krause, que por vezes lembra a Annie Haslam do Renaissance, a banda apresenta um som acústico, com bons violões sempre abrilhantados pela vocalista (caso de “Treary Eyes”). Em algumas faixas, entretanto, a banda se solta e mostra um rock competente, com boas guitarras e teclados, embora com menos brilho por parte da vocalista (casos de “Put on Your Nightcap” e “Try a Little Bit”).

Carol of Harvest é um bom e desconhecido disco gravado no final da década de ouro do rock. Por sorte ele foi relançado em CD com algumas faixas ao vivo, que não constam na versão original. Apesar do som destas faixas não estar lá dos melhores, o simples fato de disponibilizar um álbum legal e raro já é digno de aplausos.

2 comentários:

  1. Valeu mermão, essa banda é muito boa mesmo, tive oportunidade de baixar esse disco. Como sou amante do velho rock'n'roll vejo com bons olhos essas novas bandas de rock progressivo que surgem com influência dos anos 70.
    Sugiro que ouça Riverside e Retrospective.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Colí,

    fico feliz que tenha gostado do disco.

    Conheço as bandas que você mencionou, ambas boas. Curto mais o Retrospective, vou tentar escrever uma dica sobre eles depois. Valeu assim mesmo!

    Grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir