22 de out. de 2010

Dica do Xaxim: Renaissance - A Song for All Seasons (1978)


Já faz um tempo que não posto uma dica de um bom disco de uma banda conhecida que não seja tão reconhecido. Não que a banda inglesa Renaissance seja muito conhecida do público em geral, mas muita gente que curte o progressivo sinfônico conhece.

A Song for All Seasons, gravado em 1978, apresenta duas mudanças no som da banda. Em seu segundo disco lançado por uma grande gravadora, nota-se claramente a tentativa de apresentar um som mais acessível ao público em geral, tanto que “Northern Lights”, talvez a música mais conhecida do grupo, foi tema de um seriado de TV na época.

Tal tentativa tem bons resultados em algumas faixas, como na citada “Northern Lights” e em “Closer Than Yesterday”, que não diferem muito das músicas mais curtas de discos anteriores. Em outras, entretanto, o resultado não é tão bom, principalmente devido à segunda mudança no som da banda: o competente baixista Jon Camp assume com mais freqüência os vocais principais. Ele até tem uma voz correta, mas não é páreo para a magistral Annie Haslam.

Mesmo com algumas críticas, o disco é bom, por dois motivos: primeiro, porque conta com a excepcional vocalista. Eu poderia escrever um livro elogiando essa moça, mas vou resumir dizendo que nunca ouvi alguém tão afinado com tamanha amplitude vocal, o que para mim só pode ser explicado como sendo um dom.

Segundo, porque o grupo se mostra em toda sua plenitude nas duas faixas mais longas do disco, “Day of the Dreamer” e a faixa-título. Ambas não fazem feio frente às obras mais conhecidas da banda e por si só já valem o álbum. A última, em especial, é uma das melhores performances do Renaissance, com sua marca registrada que apresenta o rock sinfônico e acústico, em arranjos sublimes acompanhados de uma voz angelical.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário