2 de jun. de 2012

Dica do Xaxim: Anathema - Weather Systems (2012)


Anathema é uma banda inglesa surgida na década de 90, quando tocava doom metal. Não sei bem os motivos que levaram os caras a mudar radicalmente o estilo, mas posso dizer que é das bandas mais legais e surpreendentes que descobri nos últimos tempos.

Já tinha pensado em escrever uma dica sobre o bom álbum We’re Here Because We’re Here, lançado em 2010. Saiu há pouco o novo trabalho dos caras, Weather Systems, que é tão bom quanto o anterior. É daqueles discos que agrada de primeira e vai ficando ainda melhor com o tempo.

O estilo dos discos que citei não tem nada de doom metal, nem de heavy metal. O som que predomina é uma mistura de post rock com alguns trechos sinfônicos e outros mais introspectivos e acústicos, sempre acompanhados de lindas melodias vocais, com vozes masculinas e femininas alternadas e por vezes polifônicas.

Além da mistura pra lá de interessante, a banda tem um talento enorme para compor, usando de forma muito efetiva progressões e regressões em ótimos arranjos que, aliadas aos trechos sinfônicos, caracterizam o som como um progressivo moderno, muitas vezes empolgante. Como o som se baseia no post rock, há pouco espaço para solos e a banda prioriza tais arranjos.

Há uma única faixa dentre as nove do álbum que não me chamou a atenção. Todas as demais são pelo menos boas, o que torna o disco muito acima da média atual. Mas fato é que o álbum começa matador, com a faixa “Untouchable”, dividida em duas partes, sendo a primeira mais agitada e a segunda mais sinfônica, com ótimos resultados. É o grande destaque deste bom disco, que mostra uma banda competente e que não receia experimentar.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário