15 de jun. de 2012

Dica do Xaxim: Family - BBC Radio 1 Live in Concert (1973)


Faz tempo que não escrevo sobre uma boa banda do segundo escalão. Embora seja relativamente conhecida, a banda Family, natural de Leicester, nunca é muito citada ou elogiada. Mesmo com curta duração (de 1967 a 1973), deixou sua marca.

Os caras apresentavam um estilo irreverente e eclético, que inclui folk, blues, rock ’n’ roll, psicodélico e algumas pitadas de progressivo. O que chama a atenção na discografia da banda é a competência de todos os integrantes, capazes de compor músicas que agradam a todos os gostos.

A irreverência se deve principalmente às letras e à voz de Roger Chapman, um cara que não tinha grande voz, mas um carisma enorme. O tom forçado com que cantava faz cair por terra aquelas opiniões de que Axl Rose era um cara original; já tinha gente fazendo isso 20 anos antes que ele aparecesse.

Resolvi escolher o disco ao vivo BBC Radio 1 Live in Concert para indicar. Lançado em 1973, o álbum mostra ótima performance de toda a banda, com um belo e variado set list. Todas as faixas são bem legais, mas eu destaco “Burlesque”, “Rockin’ Pneumonia and Boogie Woogie Flu” e “Weaver’s Answer”, esta uma paulada na moringa com grandes solos de teclado e guitarras.

Se você não conhece a banda, acho que é um bom ponto de partida.

Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário