23 de jun. de 2012
Dica do Xaxim: Astra - The Black Chord (2012)
Já falei por aqui sobre alguns discos mais recentes que remetem ao rock da década de 70 (para mim, o ápice do gênero) e que, embora não tragam novidades em termos de estilo, são tão bem compostos e produzidos que acabam resultando em trabalhos acima da média.
É o caso de The Black Chord, segundo trabalho da banda americana Astra, lançado neste ano. Em seu novo álbum, a banda continua apresentando um som que remete aos grandes nomes do passado, com muita competência. A banda mistura de forma efetiva hard rock e progressivo em seis faixas com climas variados e bacanas de ouvir.
Com predomínio de sons mais roqueiros, o disco apresenta faixas instrumentais que não enjoam e outras mais complexas com algumas partes cantadas, que misturam alguns trechos mais calmos com alguns teclados viajantes e que conferem um tom psicodélico ao trabalho. Além disso, o uso de sons de órgãos típicos dos anos 70 dão um charme especial ao disco.
Os destaques não se restringem aos teclados. Como toda boa banda de rock, a cozinha rítmica é efetiva e as guitarras também se apresentam bem, com solos sem grandes virtuosismos mas bem encaixados nas músicas. A banda enfatiza os arranjos entre os instrumentos melódicos, ora combinando-os, ora opondo-os, com resultados bem legais.
O que chama a atenção, entretanto, é a regularidade do disco. Mesmo com climas variados, é difícil apontar uma faixa que se destaque, embora a faixa-título seja daquelas que a gente repete após o final. No todo, The Black Chord é um bom álbum, daqueles que fazem o ouvinte se lembrar de suas origens e dos motivos porque o rock é um gênero de música tão legal.
Até a próxima!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário