9 de jul. de 2012

Dica do Xaxim: RPWL - Beyond Man and Time (2012)


Já comentei por aqui sobre o bom disco de estreia do Parzival’s Eye, projeto paralelo do baixista alemão Chris Postl. Neste ano ele retornou com sua banda de origem, chamada RPWL, que lançou novo disco neste ano depois de um tempo sem músicas inéditas.

A banda nasceu fazendo covers do Pink Floyd, então é natural que esta seja sua principal influência, demonstrada ao longo de toda sua carreira. Não é diferente no novo disco, mas o mesmo apresenta duas novidades que mostram que a banda não está presa a um mesmo estilo.

A primeira é que o som lembra muito a última fase do Floyd, mas adicionando trechos puxados pro pop. Os resultados são variados: na maioria as músicas neste estilo agradam mas não empolgam muito, a não ser pelas faixas “The Shadow” e “The Wise in the Desert”, que se destacam.

Não se trata de um disco brilhante e essa impressão é reforçada pela ordem das músicas. O disco demora a engrenar porque suas primeiras faixas, apesar de contarem com bons momentos, não empolgam. Parece que a banda resolveu guardar o melhor para o final, em que a coisa melhora bastante com as duas faixas citadas e culmina na segunda novidade.

Trata-se da presença de uma música mais longa, chamada “The Fisherman”, que é de longe a melhor do disco. Nesta faixa, a banda agrega ao caldeirão outros estilos, como o uso de sons orientais e outros mais roqueiros em variações bem pensadas, além de um trecho instrumental caprichado, mas sem espaço para virtuosismos. É certamente a melhor música que a banda já gravou e que sozinha vale o disco!

Na média, mesmo que Beyond Man and Time não seja brilhante, é um disco legal para experimentar e curtir.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário