14 de jul. de 2012

Dica do Xaxim: Squackett - A Life Within a Day (2012)


Não é todo dia em que dois ícones do rock se juntam para lançar um disco. Foi por isso que quando soube que os ótimos Chris Squire (baixo) e Steve Hackett (guitarras) estavam para lançar um trabalho sob o nome de Squackett, formei grande expectativa.

A Life Within a Day não é um disco brilhante, mas tem ótimos momentos em que os dois artistas mostram porque são ícones do gênero, como por exemplo na faixa-título que abre o álbum e que tem uma passagem instrumental em que guitarra e baixo são executados com enorme competência, como de costume no caso dos dois artistas.

O estilo do disco remete ao rock/pop mais característico dos últimos trabalhos do baixista misturado com sons mais acessíveis do trabalho recente do guitarrista, com doses de rock progressivo. Chama a atenção que este de fato é um trabalho em conjunto, em que se percebe claramente que os dois artistas contribuíram em todas as faixas, alternando bem também os vocais (no que o baixista é ótimo, diga-se de passagem).

A presença de Jeremy Stacey na bateria, que já tocou com Chris Squire no The Syn, mostrou-se uma escolha acertada. Dono de um estilo discreto mas muito efetivo, o baterista entrega arranjos na medida exata que as músicas pedem, o que é algo raro de se ouvir.

Contando com uma ordem correta, as faixas alternam climas mais agitados e outros mais calmos e a maioria delas agrada. Há alguns casos surpreendentes, em que faixas apenas razoáveis se tornam legais com os arranjos que os caras bolaram com seus estilos de tocar, que são inconfundíveis. É o caso, por exemplo, de “Divided Self”, uma canção comum, mas que tem intervenções do guitarrista que a tornam melhor e mais agradável.

Outro exemplo surpreendente é “Sea of Smiles”, composição típica do guitarrista, que, mesmo sem ser brilhante, tem resultados melhores com a presença do baixista, que adiciona, além de boas linhas de baixo, ótimos backing vocals.

A faixa que mais curti é “Perfect Love Song”, que encerra o álbum. Esta faixa sintetiza de forma brilhante os estilos dos dois músicos e tem como único defeito ser muito curta. No todo, A Life Within a Day é um trabalho honesto de dois senhores (abaixo) que se respeitam, e a impressão que passa é a de que um inspirou o outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário