24 de nov. de 2012

Dica do Xaxim: Ornithos - La Trasfigurazione (2012)


Depois de escrever a dica anterior sobre o disco de retorno do Locanda delle Fate, resolvi comentar sobre outro bom disco lançado neste ano por uma banda italiana. Trata-se do álbum La Trasfigurazione, trabalho de estreia do Ornithos e uma das boas novidades do ano.

A banda foi formada como um projeto paralelo do baterista e tecladista Diego Petrini, do baixista Federico Caprai e da flautista e saxofonista Eva Morelli, todos membros da banda Il Bacio della Medusa, que já lançou três discos com relativo sucesso no meio do rock progressivo. Estes projetos paralelos são comuns em bandas italianas e são vários os casos em que acabam resultando em bons discos.

La Trasfigurazione é um exemplo desses casos bem-sucedidos. O disco apresenta trechos que variam do rock psicodélico com passagens calmas a outros mais nervosos, com influências de hard rock ou de jazz, com bom uso de sax. O que chama a atenção e torna este álbum acima da média é que estas variações por vezes ocorrem em uma mesma música e fluem com naturalidade.

O álbum tem algumas partes cantadas pelo baterista, que não é um grande cantor, e outras cantas pela vocalista Maria Giulia Carnevalini, que se sai melhor. A maior parte do disco, entretanto, enfatiza as faixas instrumentais com as características citadas acima, que é onde a banda se sai melhor. Dentre essas faixa, o grande destaque é “Salamandra: Regina di Psiche e di Saggezza“, que apesar de alguns trechos cantados, apresenta em sua maioria momentos instrumentais excelentes, com ótimos teclados e grandes solos de guitarra!

No todo, La Trasfigurazione é um disco que, apesar de apresentar influências clássicas do rock sem grandes novidades, apresenta uma enorme competência nas composições e que predem a atenção do ouvinte. Estará entre meus 10 melhores do ano, sem dúvida.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário