24 de dez. de 2010

Melhores de 2010: Il Tempio delle Cressidre - Il Tempio delle Cressidre


Há algum tempo, quando publiquei a primeira dica do Conqueror, comentei que faltava ao blog dicas de bons álbuns lançados por bandas italianas. Além do novo disco da banda, outros dois lançamentos de lá figuram entre os melhores deste ano que está no fim.

O disco de estreia homônimo da banda Il Tempio delle Cressidre é o primeiro deles. O som é típico do rock progressivo italiano tradicional, que lembra mais especificamente o Museo Rosenbach, alternando passagens sinfônicas com outros momentos em que o hard rock rola solto, tudo isso com produção moderna. Embora não apresente novidades, as composições fluem naturalmente em ambos os estilos, com ótimas variações em uma mesma música.

Não por coincidência, o vocalista Stefano Galifi é o mesmo cantor da principal influência da banda, e vai muito bem em todas as músicas. Os outros integrantes da banda também mandam bem em seus instrumentos, com especial destaque para a tecladista Elisa Montaldo. Embora alguns poucos momentoa sejam apenas razoáveis, a maioria das faixas do disco é acima da média, com destaque para “Le Due Metà di una Notte” e “Il Centro Sottile”.

Em um ano em que não houve grandes novidades no cenário progressivo, é sempre bom descobrir bandas novas e competentes, mesmo que o som remeta ao estilo mais tradicional dos anos 70, que foi o ápice do estilo e que pode sim ser repetido com boas composições.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário