26 de dez. de 2010

Melhores de 2010: Moon Safari - Lover's End


Uma das primeiras dicas do Xaxim fala sobre o primeiro disco da banda sueca Moon Safari, A Doorway to Summer, que remete a um estilo de progressivo “light” (a dica pode ser acessada aqui). No último trimestre de 2010, a banda apresentou seu terceiro disco, em que mantém o mesmo estilo mas retorna ao formato de disco simples.

Considero a maioria dos álbuns duplos longos demais, o que não ocorre de forma tão explícita no trabalho anterior, o também bom [blomljud]. Ao contrário também do que ocorre em muitos casos, a volta ao formato de um único disco não fez com que o novo disco fosse melhor que o anterior. Lover’s End tem algumas ótimas canções que mostram todas as virtudes da banda (alto-astral em arranjos sinfônicos delicados, com ótimas polifonias vocais), motivo pelo qual está na lista de melhores de 2010, mas também tem alguns poucos momentos em que a banda não se mostra tão inspirada.

O disco é dividido em oito faixas, e na maior parte do tempo mostra evolução da banda nas composições. Enquanto o primeiro disco enfatiza mais violões acústicos e o segundo mostra a banda explorando trechos mais elétricos, o novo trabalho equilibra melhor os arranjos. Dá pra dizer que o novo disco é uma mistura dos dois anteriores, como, por exemplo, em “The World’s Best Dreamers”, que poderia constar no primeiro álbum, e em “Heartland”, que poderia constar no segundo.

Os melhores resultados, entretanto, são atingidos quando a banda mistura as ênfases no acústico e no elétrico em uma mesma música. Os destaques nesta linha são “A Kid Called Panic” e “Crossing the Rubicon”, não por acaso as faixas mais longas do disco e que variam os estilos de um jeito que impressiona, com boas performances de todo o grupo. A última, em especial, lembra o estilo do primeiro álbum da banda, mas é melhor que a média das faixas daquele disco justamente por contar com boas guitarras elétricas.

Embora no todo Lover’s End não seja tão impactante quanto os dois discos anteriores, o novo trabalho mostra a banda sueca tentando evoluir e mudar seu som, ainda atingindo bons resultados. Se mantiver este espírito e continuar mostrando talento, é possível que eles venham lançar uma obra-prima em breve. Olho nos caras.

Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário