19 de dez. de 2010

Melhores de 2010: Unitopia - Artificial


Em maio deste ano, postei a dica do primeiro disco da banda Unitopia, More Than a Dream, lançado em 2005 (a dica pode ser acessada aqui). Após o lançamento do álbum de estreia, a banda chamou a atenção do selo InsideOut, famoso por lançar vários artistas de peso no cenário progressivo (como por exemplo a banda Transatlantic), o que os tornou mais conhecidos.

Depois de lançar em 2008 o bom álbum duplo conceitual The Garden, em que a banda dá mais ênfase ao progressivo sinfônico, a banda apresentou neste ano Artificial, seu terceiro trabalho. A volta a um álbum simples fez bem aos caras, que equilibram melhor as influências sinfônicas, de world music e de pop que o álbum anterior.

Também conceitual, as letras deste disco lidam com algumas sensações que a vida moderna nos traz quando comparada com tempos que estão num passado não muito distante, aquela típica sensação nostálgica que faz com que muitos de nós digamos a manjada frase “no meu tempo as coisas eram melhores”. Diferentemente do que se pode imaginar, o tom do disco não é depressivo e convida à reflexão, além de celebrar as conquistas modernas, principalmente relacionadas à tecnologia.

Apesar de contar com várias mudanças em sua formação desde o primeiro disco, a força criativa da banda composta pelo tecladista Sean Timms e pelo ótimo vocalista Mark Trueack continua a mesma ao longo de toda a obra. O grande destaque é a faixa “Nothing Last Forever”, em que a banda reflete a nostalgia propositalmente clonando o The Beatles e que conta com um trecho orquestrado que só não é melhor por ser muito curto.

Outra faixa de destaque é “The Great Reward”, que volta à mesma melodia inspirada nos Beatles e que progride para um final sublime, em que o ouvinte se dá conta de que os novos tempos também oferecem grandes oportunidades, e que aproveitá-las depende de cada um de nós.

Com seu terceiro bom disco, a banda Unitopia se afirma com uma das melhores do cenário progressivo atual.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário