18 de dez. de 2010

Dica do Xaxim: Magenta - Live at Real World (2010)


Após pensar um pouco, resolvi não incluir álbuns gravados ao vivo na relação de melhores do ano, mas isso não impede que eu comente a respeito deles, até para que as pessoas fiquem sabendo de outros bons lançamentos.

Assim, resolvi postar a dica do disco Live at Real World, da banda galesa Magenta. Já comentei algumas vezes sobre essa boa banda e sua ótima vocalista Christina Booth, que lançou um disco solo neste ano já devidamente indicado (para ver a dica, clique aqui), mas nunca tinha postado uma dica de um disco da banda (e são todos pelo menos bons).

O trabalho foi gravado no final do ano passado, no estúdio Real World, de propriedade de Peter Gabriel, e contou com um pequeno público que acompanhou a gravação. Dado que a banda faz um som sinfônico, gravar um álbum acústico ao vivo, acompanhada de alguns instrumentos sinfônicos, parecia um passo natural para a banda. E foi exatamente o que eles fizeram, disponibilizando também um DVD.

O disco duplo é bem legal e apresenta músicas de todos os quatro discos da banda. Embora algumas músicas mais agitadas não tenham atingido grandes resultados (a exceção é o trecho escolhido para “Metamorphosis”, faixa-título do último disco da banda, que ficou ótima!), nos momentos mais sinfônicos e/ou calmos os arranjos ficaram excelentes, casando muito bem os instrumentos sinfônicos com os ótimos pianos e violões. Neste sentido, destacam-se “Children of the Sun” (um resumo da longa faixa originalmente gravada no primeiro disco da banda, Revolutions), “Moving On” e “Journey’s End” (do disco Home).

Finalmente, o fato de a maior parte do disco contar com arranjos delicados dá mais espaço para que a vocalista brilhe ainda mais. Outra vez sua performance é o ponto alto do disco, como demonstra o vídeo promocional do disco (abaixo). Se você ainda não conhece a banda, esta talvez seja uma boa opção para ter o primeiro contato. E se conhece, vale à pena conferir arranjos diferentes para grandes canções.

Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário